get error get error O novo tipo de analfabetismo, o analfabetismo digital | Mídia Jataí
3

O novo tipo de analfabetismo, o analfabetismo digital

Quem for fluente digital vai se destacar e encontrar as melhores oportunidades profissionais.

Uma pessoa analfabeta é uma pessoa que não sabe ler e escrever. Segundo pesquisas do Ministério da Educação, temos 11 milhões de analfabetos no Brasil (dados de 2019). Mas, o que chama a atenção é um novo tipo de analfabetismo, o analfabetismo digital.

A falta de competências digitais que vão deixar inúmeras pessoas sem atividades profissionais nos próximos anos. De acordo com um estudo realizado pela McKinsey & Company, por conta da pandemia, a digitalização de empresas e consumidores avançou, em 8 semanas, o equivalente a 5 anos. Para manter a normalidade e a rotina, mesmo aqueles que ainda eram resistentes às soluções tecnológicas precisaram se digitalizar. 

Esse avanço na digitalização não será atendido exclusivamente por profissionais de tecnologia, essa disseminação vai além. Em um futuro próximo, todo profissional qualificado, independente de sua área, terá um conhecimento de tecnologia maior do que o atual.

As habilidades digitais (digital skills) no futuro serão tão importantes quanto as habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills).

Uma série de competências formam nossas habilidades digitais,  conhecimentos de linguagem de programação,  e conhecimentos para operar o computador como informática estão entre essas habilidades. Esta fluência digital deve ser pensada de maneira semelhante a como as pessoas aprendem uma nova língua.

Quem não souber utilizar a tecnologia digital será um possível analfabeto digital muito em breve.

Prepare-se! Quem for fluente digital vai se destacar e encontrar as melhores oportunidades profissionais. Então venha fazer um curso de Programação e Informática com a gente. Entre em contato pelo WhatsApp!